Trilhas por Mirian Freire

Trilhas por Mirian Freire

Para quem quer  um lugar tranquilo para apreciar o verde, fazer um piquenique em família, e curtir o dia,  eu indico este parque.

O Parque Estadual do Juquery foi criado em junho de 1993 através do Decreto nº 36.859, para atender a necessidade de conservação de importantes vegetação nativa existentes no local, e também preservar as áreas de Mananciais do Sistema Cantareira.

O nome Juquery vem de uma planta que os índios encontravam as margens dos rios da região, a qual chamavam de yu-kery, dessa planta os índios extraiam sal que servia como condimento para temperar os alimentos. Também conhecida como Dorme Maria, a yu-kery ao ser tocada fecha suas folhas abrindo-as novamente após algum tempo.

Principais Trilhas

Trilha da Gruta dos Pitus

Distância: 920 m
Dificuldade: Média
A Trilha possui uma queda d’agua com 2 m e pitus que podem ser avistados no riacho cercado por Mata Atlântica

Trilha dos Lagos

Distância: 3.000 m
Dificuldade: Média
Nessa trilha podemos observar uma antiga cocheira da época do Complexo hospitalar do Juquery, 5 lagos para contemplação, e vista panorâmica da UC.

Rio Juquery

Distância: 4.600 m
Dificuldade: Média
Essa trilha segue o percurso do rio juquery, da portaria 1 a portaria 2, em seu percurso é possível observar diferentes fisionomias de cerrado, mata ciliar que margeia o rio Juquery e possui uma nascente com água cristalina.

Ovo da Pata

Distância: 13.400 m
Dificuldade: Alta
A trilha mais extensa do Parque, ao chegar no ovo da pata, morro com 942 m de altitude o visitante tem uma vista panorâmica das cidades vizinhas, vale do rio juquery, Serra da Cantareira e Parque Estadual do Jaraguá.

Yu-kery

Distância: 1.300 m
Dificuldade: Baixa
Trilha de pequeno percurso onde é possível observar a planta dorme maria conhecida pelos índios como yu-kery. Durante a trilha observam-se muitas espécies de borboletas e muitas samambaiaçus em meio à mata atlântica.

Veja as fotos enviadas pela Mirian

Comente!

Seu e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*