Top 10 – A história da arte em filmes.

Top 10 – A história da arte em filmes.

Assistir um filme é muito bom. Tirar um tempinho de duas horas ou mais para curtir uma história nos faz viajar sem sair do lugar, dentro da nossa sala ou quarto. Resumindo: filmes nos fazem flutuar, seja qual for o gênero.

Melhor ainda é quando encontramos filmes que contam histórias sobre arte. Esses nos agregam conhecimento cultural sobre artistas, músicos, grandes nomes da cultura, pessoas renomadas e acontecimentos que passam longe da nossa realidade, e nos levam de volta a um passado cheio de encanto e descobertas.

Hoje, o Cidade Paralela selecionou uma lista de 10 filmes incríveis que falam sobre arte, em diferentes estilos, e que você vai adorar. Confira a nossa listinha:

 

1

 

 

 

 

Ben-Hur (1959)

Não é um filme cheio de coisas de arte, mas se você já estudou arte romana, vai adorar a cena de corrida de carro em uma recriação de um antigo circo romano. Essa cena é uma das maiores “perseguições” já colocadas no filme. Os dublês até se machucaram para gravá-la.

2

O Código Da Vinci (2006)

Ron Howard dirige e Tom Hanks estrela neste filme baseado no livro best-seller de mesmo título. O livro trata de pistas encaixadas nas pinturas de Leonardo que desbloqueiam “segredos” do Cristianismo.

3

The Doors (1991)

O filme de Oliver Stone fala sobre a banda, com Val Kilmer como Jim Morrison e Meg Ryan como sua namorada.

4

O Contrato do Amor (1982)

Esse filme conta a história de um artista que é contratado para desenhar diferentes pontos de vista de uma mansão rural inglesa. Ele é empregado pela esposa do proprietário, cuja relação torna-se mais do que apenas “empregador/empregado.”

5

Elizabeth (1998)

Cate Blanchett estrela como Elizabeth I da Inglaterra. Um grande filme, que inclui um momento histórico da história da arte: Elizabeth fala com o retrato famoso de Holbein, de seu pai Henry VIII.

6

Frida (2002)

Salma Hayek estrela nesse filme como a famosa pintora mexicana do século 20 que foi casada com Diego Rivera, que quase foi morto em um acidente de ônibus e bonde, e ainda assim foi capaz de criar belas obras de arte pessoais. O filme também é estrelado por Antonio Banderas como David Siqueiros, Edward Norton como Nelson Rockefeller, Ashley Judd como Tina Modotti e Alfred Molina como Diego Rivera.

7

Moça com Brinco de Pérola (2003)

Esse filme é baseado no romance de Tracy Chevalier, em que a criada de Jan Vermeer, uma camponesa (interpretada por Scarlett Johansson), posa para o famoso trabalho Moça com Brinco de Pérola. O filme é muito bem filmado, com luz e câmera em ângulos imitando pinturas de Vermeer.

8

O Sorriso de Mona Lisa (2003)

Julia Roberts estrela como uma graduada da UC Berkeley que assume uma posição como instrutora de história da arte na Universidade de Wellesley, na década de 1950. As co-estrelas são Julia Stiles e Kirsten Dunst.

 9

Moulin Rouge (1952)

Jose Ferrer estrela como Toulouse-Lautrec, fazendo o filme inteiro de joelhos para imitar a baixa estatura do artista. Ele fala sobre o sofrimento da sua arte. Muito emocionante.

10

Os amores de Picasso (1996)

Anthony Hopkins, com lentes de contato marrons e um sotaque Inglês, estrela como o mestre espanhol. O filme é bem lento, mas Sir Anthony sempre vale a pena assistir.

Todos os filmes aqui têm algum tipo de referência à história da arte. Alguns são sobre artistas, enquanto outros têm apenas uma menção de passagem ou vislumbre de uma famosa obra de arte.

E você, tem um filme de sobre ou relacionado a arte favorito? Já assistiu algum desses? Conte pra gente nos comentários. Adoraríamos receber dicas também!

Comente!

Seu e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*