Projeto Cultural Cidade Paralela

Volte a Home

A correria do dia a dia faz com que tudo que passa por nós passe, realmente, despercebido. As ruas, as paisagens urbanas e naturais, tudo dura o tempo de um instante diante dos nossos olhos, e quase nunca consumimos as belezas que estão diante de nós.

Como você vê a sua cidade? Você consegue reconhecer tudo que ela tem a oferecer? E se você pudesse ver a sua cidade através de outros olhos, que consigam interpretar cada detalhe, desde o mais simples até o mais esplêndido? Bom, é exatamente isso que nós, do Cidade Paralela, vamos lhe proporcionar.

Nosso projeto nasceu com o objetivo de mostrar às pessoas que a construção de uma história atual ou futura nada mais é do que a interpretação do cotidiano que está a sua volta. E nós mostramos isso apresentando essas habitualidades de forma dinâmica e interativa, por meio das mídias sociais. A linguagem? É super direta e, claro, acessível a todos.

COMO O CIDADE PARALELA CHEGA ÀS PESSOAS?

Por meio de vídeos, entrevistas, textos e imagens nós levamos às pessoas a cultura e os patrimônios materiais ou imateriais existentes na cidade.

O Cidade Paralela interpreta a cultura poética do dia a dia das pessoas, saindo do óbvio e embarcando nas histórias de costumes e ritmos, seja através de uma comida típica de uma determinada região, bailes ou exposições locais.

Nós demonstramos que quem faz a cultura são as próprias pessoas.

O PORQUÊ POR TRÁS DO PROJETO

Se pararmos para observar a cidade, podemos perceber que existem diversas rodas de samba, cantinas italianas e grafites espalhados pelas ruas que não damos o mínimo de atenção, simplesmente porque não sabemos que aquilo é também cultural, artístico e principalmente histórico. Essa é a essência do Cidade Paralela!

Nosso conjunto de ações e atividades locais objetivam a descentralização e/ou garantia da universalização do benefício cultural, sempre levando em consideração o interesse público e a democratização do acesso aos bens culturais gratuitos ou a preços populares.