Paranapiacaba a vila Inglesa em SP.

Paranapiacaba a vila Inglesa em SP.

Sabia que a Vila de Paranapiacaba é a única vila ferroviária no Brasil que tem sido preservada desde a sua fundação? Localizada na região sudeste do município de Santo André, na fronteira do Planalto Paulista e Serra do Mar, Paranapiacaba tem um dos patrimônios culturais e naturais mais expressivos do país. Hoje, o Cidade Paralela vai falar um pouquinho sobre essa referência superinteressante e contar algumas curiosidades para você.

1ª curiosidade: Museu Castelinho (Centro de Preservação de Paranapiacaba)

Esta é a antiga residência do engenheiro-chefe da São Paulo Railway – a primeira ferrovia do estado de São Paulo. Construída em 1897, é a maior casa da região. As janelas têm uma vista panorâmica da mata. O lugar é aberto para visitação, e vale a pena fazer um passeio por lá. O horário de funcionamento é domingo das 9 às 17h, na rua Caminho do Mendes, s / nº, Distrito de Paranapiacaba, Santo André, SP.

2ª curiosidade: Campo de Futebol

Em 1894, um funcionário da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) jogou sua primeira partida de futebol no Brasil. Seu nome era Charles Miller. Ele fez nascer a paixão nacional do país, bem ali no meio de uma aldeia na Serra do Mar. Além do primeiro jogo, este campo também testemunhou vários outros, como os do Serrano Atlético Clube e grandes equipes, como Santos e Corinthians.

3ª curiosidade: Arborismo de Paranapiacaba

Em Paranapiacaba, o visitante pode desfrutar de uma aventura a partir do topo das árvores, apreciando a Mata Atlântica, a paisagem e a bela vista das aldeias. Este circuito foi criado no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, que promove um passeio em uma Unidade de Conservação de 4 milhões de m² de área de patrimônio natural, criada pela Prefeitura de Santo André em 2003.

E então, gostou das curiosidades sobre Paranapiacaba. Conta pra gente algo que você também conheça e que não falamos aqui. ☺

Comente!

Seu e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*