Hortas Urbanas.

Hortas Urbanas.

O Centro Cultural de São Paulo, coberto com um telhado super vibrante, já foi apelidado de “paraíso no centro da cidade”. O espaço foi construído no meio de uma rua bem movimentada como parte de um re-design arquitetônico inovador. É tradicionalmente um centro de arte, música e performances, mas o seu telhado verde foi transformado em um verdadeiro parque urbano de São Paulo. Hoje, acima da movimentada rua, as pessoas podem desfrutar de momentos relaxantes do jardim cercado por arranha-céus. E nós, do Cidade Paralela, somos apaixonadas por este lugar!

As hortas espalhadas pela cidade de São Paulo estão constantemente mostrando que é sim possível equilibrar a vida urbana com natureza. E soluções simples como essa nos surpreendem.

No caso do Centro Cultural, o edifício original foi inspirado no centro Pompidou, em Paris, com tubulações expostas, múltiplas entradas e níveis mezanino empilhados. Uma escada em espiral junta-se ao interior industrial com o telhado revestido de grama. No topo, este telhado verde estica na distância, suspenso acima da movimentada Avenida 23 de Maio. Aqui, uma gama de assentos oferece grandes áreas para os visitantes a sair depois de passar um tempo na biblioteca ou olhando para exposições educativas e instalações interativas.

A parte mais impressionante do centro é o seu jardim urbano localizado em uma das extremidades do telhado. Este jardim fornece o local perfeito para o crescimento de todos os tipos de plantas que prosperam em nosso clima tropical de Sampa. Os visitantes são convidados a participar da manutenção da horta também, o que é mais fantástico.

Na Paulista, especificamente na Praça dos Ciclistas, há também uma pequena horta, com ervas aromáticas. É uma das mais uma das mais importantes do Brasil, muito simples e inusitada.

Hoje, é possível criar um verdadeiro mapa das hortas urbanas de São Paulo. Elas vêm crescendo pela cidade e são uma iniciativa voluntária, de pessoas que dedicam seu tempo ao plantio de hortas em locais públicos.

A Horta das Corujas, na praça do Vila Beatriz, é um projeto experimental, que busca criar um local para estimular o convívio social e servir de instrumento para a educação ambiental. Muitas hortas são utilizadas por escolas da região, e são abertas ao público.

O Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo (Muda SP) também disponibiliza um mapa com a localização de hortas, além de feiras e restaurantes com alimentos orgânicos.

Comente!

Seu e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*