Eduardo Kobra – Artista realiza intervenções magníficas em SP!

Eduardo Kobra – Artista realiza intervenções magníficas em SP!

Conhece o Kobra? Bom, se ainda não, está perdendo grande parte de uma bela história cultural da cidade de São Paulo – e do mundo. Mas tudo bem, vamos contar para você um pouquinho da história desse grande artista plástico brasileiro e como ele têm ajudado a transformar o cenário do grafite em nosso País.

Eduardo Kobra nasceu em São Paulo, em 1976, e começou sua carreira nas ruas como pichador. Mas seu trabalho evoluiu, e muito. Hoje, Kobra utiliza as paredes inferiores e laterais dos edifícios para criar contrastes preto e branco com esquemas de cores vibrantes e padrões intrincados. O resultado? Uma assinatura artística distinta dentro de paisagens urbanas modernas.

Para Kobra, a vida em São Paulo e a cultura hip-hop foram grandes influências para o seu desenvolvimento como artista de rua. Ele sempre diz que a cidade é uma característica constante e vital de suas criações.

Kobra se sente privilegiado por ser capaz de levar seu trabalho a pessoas que nunca entraram em um museu ou galeria de arte. “É uma troca gratificante, sabendo que um grande número de pessoas veem meu trabalho todos os dias”, disse o artista à uma entrevista recente. Antes de desenvolver seus projetos, Kobra estuda a história do local e se inspira em velhas imagens, fatos históricos e cenas clássicas. Ele também usa uma coleção de mais de 500 livros de uma variedade de países e épocas para buscar inspirações.

1

Um exemplo notável é a sua interpretação da famosa fotografia de V-J Day in Times Square, de Alfred Eisenstaedt. A obra original retrata um marinheiro americano beijando uma mulher em de vestido branco no “Dia da Vitória sobre o Japão”, em 1945. Esse mural de Kobra fica ao lado de um bloco de apartamentos próximo à Times Square, em Nova York, com cores brilhantes – um contraste distinto com a paisagem urbana que o rodeia.

4

Outras obras importantes de Kobra representam grandes figuras ​​da história, como Albert Einstein e Abraham Lincoln, e celebridades modernas como rapper americano Tupac Shakur.

2

3

“O aspecto mais importante do meu trabalho é a história e a memória. Embora haja uma importante questão estética, o principal objetivo destes murais é o contraste entre o passado e o presente, e às vezes eles estão relacionados com a importância da preservação do património histórico e cultural.”

Palavras de Eduardo Kobra

Comente!

Seu e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*