A arte de contar histórias para crianças.

A arte de contar histórias para crianças.

Desde a infância até o início da adolescência, as crianças adoram ouvir uma boa história. Isso leva elas para um outro universo, onde tudo é possível imaginar.

Há pouco mais de dois meses, entrevistamos uma contadora de histórias em São Paulo, a Zenaide, que falou um pouquinho do encanto que é despertar a imaginação dos pequenos. Ela também falou da importância de os pais investirem no incentivo aos hábitos de leitura das crianças. Foi um bate papo bem legal, que você confere no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=nlhMIl_3BIA

Continuando esse assunto relacionado à leitura infantil, se você está interessado em explorar essa arte de contar histórias, mas não sabe por onde começar, olha só essas dicas que separamos depois de fazer várias pesquisas e depois de pegar alguns conselhos com alguns contadores de histórias:

Pesquisa as histórias que você já ouviu falar, como contos populares

Você pode relembrar as histórias adoráveis que passaram por gerações. O que as torna atraentes? Por que as crianças ainda gostam destas histórias antigas? Quando você procura respostas para essas coisas, você começa a tecer elementos interessantes na sua narrativa.

As histórias de família

Converse com seus parentes, principalmente os mais velhos. Quase todo mundo tem pelo menos um personagem interessante ou uma história legal para contar do passado. Quando você encontrar essas personalidades fascinantes, você pode criar histórias sobre elas.

Relembre o seu próprio passado

Você pode inventar um personagem lembrando de um acontecimento divertido no seu passado e criar aventuras para eles. Ou você pode contar a história na primeira pessoa. Pense nas lições que você aprendeu ou engraçadas. Transforme isso tudo em histórias interessantes.

Você vai ficar espantado quando começar a perceber a grande quantidade de estilos que existem de contar histórias. Muitos contadores de histórias infantis que conhecemos também usam adereços e que fazem movimentos teatrais.

Não há nenhuma maneira “certa” de história para crianças. O legal aqui é a capacidade de interessar os pequenos e atraí-los para o seu mundo.
Gostou do texto? Continue acompanhando o nosso site. Temos muita coisa bacana para compartilhar sobre viagem, cultura, passeios, roteiros, lugares e tudo mais. ☺

Comente!

Seu e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios*